• Kamila Fortunato

O que é ALTA COSTURA?

Alta Costura é a moda exclusiva, feita a mão e com materiais de altíssima qualidade.



Quem define o que é e o que não é COUTURE é a Federação da Alta Costura e da Moda (antiga Chambre Syndicale de la Haute Couture), que revê o grupo de marcas anualmente. O termo é legalmente protegido e controlado e só pode ser usado pelas casas que receberam essa designação pelo Ministro da Indústria na França.


A alta costura tem a ver com técnica e não com preço. É um segmento com pouquíssimos clientes e que não rende lucros para as empresas. Qual é o ponto então?

Os estilistas usam a Couture como um posicionamento, uma forma de mostrar suas maiores habilidades técnicas e criativas.



Há regras rígidas para fazer parte deste grupo, como:

- Ter um ateliê em Paris

- Empregar ao menos um staff de 15 pessoas em tempo integral

- Fazer as pecas so encomenda com amenos uma prova de roupa

- Apresentar suas coleções publicamente duas vezes por ano, com ao menos 35 looks para dia e noite.


Fazem parte da Federação: Chanel, Dior, Schiaparelli, Maison Margiella, Atelier Versace, Zuhair Murad, Elie Saab, Bouchra Jaar, Stéphane Rolland, Jean Paul Gaultier, Viktor & Rolf, Adeline Andre, Ulyana Serggenko, Fendi, Giorgio Armani Privé, Alexis Manille, Murizio Galante, Alexandre Vauthier, Giambattista Valli, Ralph & Russo, Frankie Sorbier e Iris Van Herpen.



Quanto custa e quem usa?

Preço não é uma preocupação para os cerca de 4 mil consumidores globais de alta costura. Uma peça sem muitos ornamentos pode começar nos 10 mil euros, e bater na casa dos milhões quando pedras preciosas são usadas. Na alta costura esses clientes são conhecidos como colecionadores da marca.



Dados: FFW

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo